CURIOSIDADES

Famílias Olfativas

Famílias Olfativas

Apesar de ser frequentemente confundida com pirâmide olfativa, a família olfativa nada mais é que a união das notas olfativas predominantes de um perfume, é a identidade e personalidade de cada fragrância. Todas as fragrâncias que possuem em comum essas características, notas e matérias-primas são categorizadas em uma determinada família.

Quais são as famílias olfativas?

Cítricos: São aromas mais leves, suaves e refrescantes que são o retrato do Brasil, podendo estar presentes em fragrâncias femininas e masculinas. Compostos por notas de limão e suas variações, bergamota, tangerina, toranja etc. É indicado para ambientes fechados então pode ser utilizado no dia a dia. As notas cítricas estão presentes no topo da pirâmide olfativa, então são os primeiros aromas exalados ao borrifar um perfume e por essa razão, também fixam por menos tempo na pele.

Florais: Por possuir aromas naturalmente encantadores, os aromas florais são os mais populares entre os perfumes. As flores mais utilizadas na produção de fragrâncias são: rosas, jasmim, lírio, lótus, gardênia e entre outras. As notas florais flutuam entre a base e o meio da pirâmide olfativa, pois existem matérias-primas com notas mais intensas e outras mais amenas, dessa forma, os aromas florais transmitem o sentimento de romantismo, sensualidade, mas possui uma infinidade de combinações, que podem ser marcantes e exóticos.

Orientais: É considerada a mais excêntrica e marcante das famílias olfativas. Os aromas costumam ser bem sensuais, fortes e imponentes, perfeitos para climas mais frios, são destinados para ocasiões especiais, pois pode causar desconforto em ambientes fechados, então são recomendados para festas e encontros. As fragrâncias orientais são aquelas que possuem em sua composição notas como pimenta, tabaco, anis, canela, baunilha e entre outras especiarias.

Amadeirados: Voltado principalmente para o público masculino, os aromas amadeirados englobam notas mais secas como cedro, sândalo, pinho. São as notas que mais fixam na pele, pois os aromas são fortes e impactantes, sendo posicionados quase sempre na base da pirâmide olfativa. Da mesma forma que as notas orientais, as notas amadeiradas também são indicadas para estações mais frias, pois passam a sensação de calor e conforto.

Frutais: Uma família olfativa extremamente versátil, são capazes de traduzir uma sensação vibrante e jovial, com uma explosão de sensações, podendo ainda, oferecer delicadeza ou sensualidade. Por serem fragrâncias elegantes e de muita personalidade, na maioria das vezes são as favoritas das mulheres.

Especiarias: As especiarias, amplamente exploradas no mundo gastronômico em composições de temperos, oferecem uma forte personalidade na perfumaria, sendo versátil de acordo com a criatividade do perfumista criador. A canela e o cravo, por exemplo, garantem um ar quente e rústico à fragrância, enquanto o gengibre e o cardamomo, que têm características mais vibrantes e efervescentes, trazem frescor e personalidade.

Gourmand: Uma família olfativa adocicada e cremosa, Gourmand, gula em francês, inspira fragrâncias que te fazem salivar e sentir acalento e conforto, assim como a gastronomia. O perfumista dosa livremente as notas cremosas sem medo de exagerar. Os cheiros de baunilha, amêndoas, caramelo, chocolate, algodão-doce, mel, café, leite, cupcake, macaron e até de chiclete compõem esses perfumes.

Chypre/Chipré: Misteriosa, clássica e intensa, essa família olfativa carrega referências da vegetação úmida, como musgo de carvalho, patchouli e notas cítricas. Por trazer frescor, equilibra bem com notas frutadas e florais, proporcionando alto impacto de personalidade à fragrância.

Aromáticas: Composta por um grupo especial de ingredientes herbais, geralmente são utilizados na culinária. São notas frescas e leves, e como o nome já diz, muito aromáticas. A família olfativa aromática é a junção de aromas cítricos com lavanda e/ou especiarias, outras notas comuns são: alecrim, sálvia, tomilho e eucalipto.

Agora me conta, qual família aromática tem mais haver com você?

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?